Resfriadores de Circuito Fechado ou Torres de Circuito Fechado como são também conhecidos, é uma evolução dos sistemas convencionais que utilizam torres evaporativas tradicionais.

A maior vantagem sem sombra de dúvidas é a não contaminação do equipamento que está sendo resfriado, ou seja, ficar definitivamente livre de incrustações que prejudicam a transferência de calor e que pode danifica-lo, pois no processo de limpeza pode-se reduzir a vida útil da máquina e ocasionar danos permanentes, além de evitar a parada da maquina para limpeza, prejudicando a produção com uma atividade custosa pois é feita normalmente em finais de semana. Quanto à limpeza, outro aspecto bastante importante é a contaminação do local onde o equipamento está instalado que é um problema muito grande em indústrias alimentícias, farmacêuticas, entre outras.

Além de todas essas vantagens, as torres de resfriamento de circuito fechado consumem bem menos água do que as torres convencionais. A economia média é em torno de 25% , chegando a 40% quando trata-se de processos em que a água a ser resfriada vem de processamentos com temperatura acima de 45ºC.

A Körper dispõe de “funcionamento inteligente“ que desliga a recirculação de água (cessa a evaporação de água) podendo reduzir o consumo da mesma em até 60% conforme o local de instalação e temperatura de água fria desejada.

Por conta da água de recirculação não ir para o processo, não há necessidade de um tratamento custoso e complicado. Ocasionalmente, conforme a água disponível no local, nem tratamento é necessário. O meio ambiente também agradece, devido a menos produtos químicos, menos consumo de água e menos efluentes.

Mesmo tendo um investimento inicial maior quando comparado à uma torre evaporativa convencional, o retorno do investimento é muito rápido, principalmente quando a água for fornecida por uma concessionária.

A construção robusta e a serpentina em aço inox permitem a utilização de água da chuva e água de reuso, o que reduz ainda mais o custo de operação e torna o retorno do investimento ainda mais rápido. Novamente, o meio ambiente agradece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *